Face Paint ou a História da Maquilhagem num Livro

 Face Paint – The Story of Make Up é um livro delicioso, excelente para amantes de maquilhagem e a todos que se interessam por História: é o meu caso! Não podia ter ficado mais feliz quando finalmente tive o livro nas minhas mãos!

 Se se estão a perguntar “Ok, mas que livro é este e donde veio?” então passo a explicar: a autora é Lisa Eldridge, a famosa maquilhadora cujo canal no Youtube é dos mais acarinhados na plataforma. Já tinha falado dela aqui, portanto já puderam perceber porque a admiro. A abordagem de Lisa à maquilhagem é sofisticada sem nunca perder aquela centelha de “eterna estudante” que a torna tão apelativa. O conhecimento dela sobre maquilhagem é louvável, não só sobre a sua aplicação, mas também sobre a sua evolução e simbologia.

 E é precisamente isso que Face Paint faz: trata-se dum guia pela história da maquilhagem, desde as suas raízes em várias civilizações até às tecnologias mais avançadas. Lisa Eldridge não é uma historiadora nem pretende sê-lo, mas soube fazer bem a sua pesquisa e o resultado é um livro acessível, que combina o melhor de dois mundos! Cheio de curiosidades e factos importantes, é uma leitura agradável repleta de imagens fabulosas. É o primeiro livro de Lisa Eldridge, e nasceu da questão: porque é que as pessoas, ao longo dos tempos, sentiam necessidade de pintarem-se a si mesmas? O que é ela significava para as mulheres e homens que a usavam?

 O livro não está repartido de forma rigidamente cronológica, algo que Lisa justificou para evitar sobreposições, já que a História nem sempre é linear e tende a repetir-se… Assim, Face Paint tem duas secções: The Ancient Palette (“A Paleta Antiga”), e The Business of Beauty (“O Negócio da Beleza”). A primeira, mais curta, dedica-se aos primórdios da pintura corporal e facial, estando dividida em três temas, cada um “batizado” com uma cor de grande importância: o vermelho, o branco, e o preto. Já a secção The Business of Beauty explica as origens da maquilhagem moderna enquanto um produto industrial; nela, Lisa fala da importância dos media para a divulgação das marcas cosméticas, dos empresários e companhias que foram determinantes na indústria, e de como as fórmulas foram mudando para ir ao encontro das mudanças dos consumidores conforme as vontades sociais.

 

 

BeFunky Collage.jpg
Fotos da minha autoria, como dá para ver pela (falta de) qualidade!

 

 

 O melhor? O livro está enriquecido com citações e perfis das estrelas globais cuja imagem ficou para sempre estampada no imaginário coletivo, desde a Rainha Isabel I até à Madonna!

 Os únicos defeitos que posso apontar a Face Paint é que por vezes não há legendas para as imagens, e que a em certos casos a paginação fica mal repartida. Contudo, são excepções e não a norma. O livro não está disponível em português para já, mas quem estiver minimamente habituado a ler em inglês certamente que o conseguirá entender sem grande esforço – como disse, a linguagem não é demasiado técnica nem histórica.

 É um livro lindíssimo para se folhear e exibir na biblioteca (ou qualquer outro canto da casa lol, eu deixo o meu em cima duma cómoda junto de outras decorações!). Um autêntico mimo para o preço que tem em Portugal (e sei que a edição inglesa também é barata). Recomendo vivamente!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: